16.8.07

puxando brasa para a própria sardinha

Um sujeito criou um programa capaz de rastrear os responsáveis por qualquer edição já realizada no Wikipedia. Como era de se esperar, os mais interessados em tirar informações polêmicas ou agregar fatos edificantes a cada tópico eram os próprios objetos dos verbetes. Dentre os exemplos citados nesse artigo da Wired estão a CIA, alguns políticos americanos e, especialmente, a Diebold.

Para quem não sabe, a Diebold e a ES&S, empresas de um mesmo dono, são responsáveis por 80% das urnas eletrônicas americanas.

E o que a turminha da Diebold apagou no próprio verbete? As críticas à fraudabilidade de suas urnas, os artigos que apontavam para evidências de manipulação nos votos da eleição presidencial de 2004, o fato do CEO da empresa ter sido um dos patrocinadores da campanha Bush...

Façamos um breve liga-pontos entre: a) o desespero desses caras em sumirem com quaisquer fontes de suspeitas; b) essa listinha de tidbits sobre 2004, que aponta a discrepância entre os votos de cédula e os eletrônicos, e também entre as pesquisas boca-de-urna e os resultados; e c) esse destrinchamento de como a exploração das urnas eletrônicas teria ocorrido. Difícil não ficar ainda mais desconfiado de que sim, houve algo de podre na vitória do Bush.

2 comments:

Anonymous said...

lolol omg

Anonymous said...

wtf?!?