Precisamos mesmo de receitas de bolo para um relacionamento bem-sucedido? E TODA MALDITA SEMANA? Quantos são os best-sellers e programas de TV feitos por gente de suposta credibilidade e definitivo poder de influência tratando seres humanos como gado, e seus conflitos, inseguranças, estigmas e expectativas como meros instintos?
Como aplicar prescrições universais em criaturas tão tinhosas, complicadas, confusas e instáveis como nós? Um problema crônico de desentendimento entre um casal, decorrente de 85.000 variáveis para cada lado, altamente interinfluenciáveis e possivelmente modificadas nas últimas 48 horas, é tratado como se fosse uma crise de fome.
EXEMPLO DE UM CASAL COM PROBLEMAS
Problema: O homem sente ciúme de sua mulher
Diagnóstico óbvio de uma variável: o homem é inseguro porque sua mulher está bancando as contas da casa.
Prescrição única e unilateral: basta deixá-lo fazer coisas de homem - consertar a pia, matar o rato e bater em você -, para dissipar suas dúvidas sobre a própria masculinidade. Em um piscar de olhos, ele voltará a ser aquele príncipe cortês dos 3 primeiros anos de relacionamento!
A ingenuidade de quem consome toda essa balela é a mentira que abriga sua mediocridade: "Ah, comprei o livro e fiz minha parte, pois deixei claro que quero melhorar. Refletir sobre o problema? Para quê? Alguém já o fez para mim e expôs a solução em 4 palavras iniciadas pela letra "D"!".
20.8.06
ceteris paribus
postado por fernando araújo às 11:01 PM
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment